A Promessa de Desenvolvimento


A sociedade atual, designada como Sociedade de Informação e do Conhecimento, vive a um ritmo alucinante. Como consequência disso, o indivíduo encontra-se em constante mutação. A globalização é fruto da evolução do Homem, mediada pelas novas tecnologias, proporcionando novas interações entre vários domínios culturais. A comunicação pelas redes globais não conhece limites de distância, o que vai desencadear o desenvolvimento de novas versões de Internet.

Novas Internets
A necessidade de desenvolver novas ferramentas e novas formas de utilização das mesmas resulta das fragilidades da Internet atual. Perante estas fragilidades, nomeadamente sentidas nas comunidades de aprendizagem online, é necessário desenvolver uma nova Internet. Esta nova Internet terá de ser ainda mais rápida e mais segura.
As duas iniciativas que estão a ser desenvolvidas podem ser incorporadas no ensino aberto e à distância, contendo características muito particulares, como o contínuo crescimento da presente Internet World-wide, assim como a pesquisa baseada na cooperação coletiva e colaborativa.
A Internet é um instrumento poderoso, que mudou as nossas vidas. A sociedade em rede permitiu uma transformação na sociabilidade entre os indivíduos, ou seja, com a gradual subtituição da interação pessoal, a comunicação mediada pelo computador passou a desempenhar um papel mais central. Alguns estudos revelam que os cibernautas são pessoas mais sociáveis, socialmente são mais ativas, apresentando um leque de amigos variado. As pessoas conseguiram integrar as novas tecnologias, adaptando-as ao seu estilo de vida. A mudança que se verificou em termos de sociabilidade não teve origem na Internet nem nas novas tecnologias, mas sim na necessidade que o indivíduo tem de estar em permanente contato com o Mundo. Podemos dizer que a sociedade do conhecimento é uma sociedade de indivíduos em rede. Basicamente toda a comuncação na sociedade em rede é feita por e para indivíduos.

Acesso à Internet baseada na realidade do mundo em desenvolvimento
Nos países em desenvolvimento as infra-estruturas existentes não dão garantias de serem viáveis, isto é, "as tecnologias devem reconhecer simultaneamente aspectos socioeconómicos e tecnológicos." (Fahy, 2008, p.18). Como forma de ultrapassar estas barreiras, as nações emergentes procuram implementar tecnologias ainda mais avançadas.
Referenciando outras tecnologias, podemos falar sobre o telemóvel. A aquisição de telemóveis aumentou avassaladoramente, revelando serem mais úteis que os computadores. Acredita-se que o telemóvel pode contribuir para o desenvolvimento social nos paises do terceiro mundo, podendo mesmo melhorar o produto interno bruto e reduzir a pobreza.

Software Social
Vários autores definem o software social  como o software que suporta a interação em grupo.
Boyd (citado por Fahy, 2008, p.19) vai mais longe na sua definição, apresentando "três tipos de suporte de interação fornecido pelo software social:
. suporte para interação convencional entre indivíduos ou grupos;
. suporte para feedback social;
. suporte para redes sociais.
Segundo alguns autores, o software social altera comportamentos na sociedade, dando uma maior importância à interação interpessoal em grupos vocacionados para o processo de ensino e aprendizagem. Qualquer ambiente que estimule a colaboração, formação e apoio de grupos pode ser considerado de software social.
Apesar de popular, o software tem um lado mais crítico, ou seja, é visto como uma perda de tempo, onde a realidade não está presente assim como as consequências da mesma.

Open Source
O software Open-Source surgiu para dar resposta ao poder dos grandes fabricantes de software, nomeadamente à Microsoft.  Este software está aberto a modificações e é gratuito, promovendo assim a "experimentação e a concorrência, características que consideram não existir nas organizações e nos pacotes de software das grandes empresas." (Fahy, 2008, pp.21-22).
Sendo o Open-Source um software credível com profissionais experientes na área das tecnologias da informação consegue atingir um alto nível de qualidade e consistência.
Os recursos do Open-Source são vastos e contam com o apoio de várias empresas, embora as opiniões acerca deste projeto se dividam.
A utilização deste software incentiva a partilha, a colaboração e a participação sem qualquer benefício financeiro.



Bibliografia:
Fahy, P. (2008). As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online. Athabasca University. Tradução de: Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira.
Retirado em Abril 16, 2013, de 

Sem comentários :

Enviar um comentário